FURLANI CRIA PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA A IMPLANTAÇÃO DE ANTENAS DE TECNOLOGIA 5G EM BARRA MANSA
- Alana Oliveira
- 31 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
A regulamentação deste tipo de recurso visa suprir o aumento do tráfego de dados móveis causado pela pandemia da Covid-19

O vereador Furlani, presidente da Câmara de Barra Mansa é autor de projeto de lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a promover estudos para o compartilhamento de infraestrutura de suporte e de telecomunicações na cidade para a implantação de tecnologia 5G.
De acordo com o parlamentar, o projeto tem o objetivo de estimular o crescimento da indústria de telecomunicações local, assim como estimular o desenvolvimento da economia digital no Município.
- Barra Mansa não poderia ficar atrás da implementação do 5G sendo uma das primeiras cidades do Sul Fluminense a ter essa autorização. A procura pelos serviços digitais irá aumentar ainda mais com a melhoria do serviço já disponibilizado hoje em dia. Além disso, visa prover uma conexão móvel que supra as necessidades da população - disse Furlani.
Ainda segundo ele, a implantação das tecnologias de conectividade móvel se dará através das várias medidas. O envio do projeto de lei deverá ser enviado pelo chefe do executivo para tratar sobre a ocupação e o uso de solo na implantação da infraestrutura de suporte de telecomunicações (torres, postes, topos de prédio, mobiliário urbano).
O projeto de lei desenvolverá estratégias para modernizar, acelerar e simplificar os processos de licenciamento, com o objetivo de atrair também mais investimentos para o Município.
A pandemia trouxe uma série de novos desafios à sociedade, entre eles o grande aumento na demanda por serviços online. Saúde, Educação, comércio e trabalhos migraram em um curto período para o ambiente virtual sem que houvesse uma melhoria significativa na infraestrutura de conectividade instalada na cidade.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, o uso da internet no Brasil durante a pandemia cresceu entre 40 e 50%.
O município precisa se preparar para comportar o súbito aumento da demanda por serviços de telecomunicações e certamente terá dificuldades adicionais com o advento da tecnologia 5G, que, segundo a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações – ABRINTEL, necessita em média 5 vezes mais antenas do que a tecnologia 4G.
Comments