LINDBERGH E MARINA DO MST ENTREGAM À AGRICULTORES FAMILIARES DE ASSENTAMENTOS DO MST TRATAORES PARA AJUDAR PRODUÇÃO
- RJ
- 7 de fev.
- 2 min de leitura
As máquinas ficarão sob gestão e uso coletivo

Agricultores familiares dos assentamentos do MST Nova Esperança do Aré, em Itaperuna, e
Zumbi dos Palmares, em Campos dos Goytacazes, receberam dois tratores de alto desempenho, nesta sexta-feira (7), para ajudar nas atividades de produção. Ao todo, 330 famílias serão diretamente beneficiadas pela iniciativa. As máquinas, que ficarão sob gestão e uso coletivo, foram adquiridas através de uma emenda parlamentar do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) apresentada junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
"A agricultura familiar do MST desempenha um papel fundamental na produção de alimentos, na geração de emprego no campo e na sustentabilidade ambiental. No entanto, muitos pequenos produtores enfrentam desafios para aumentar a eficiência da produção. Por isso, os tratores se destacam como equipamentos essenciais para melhorar a produtividade e a gestão dos resíduos agrícolas. O governo do presidente Lula vai ajudar ainda mais os produtores familiares do MST porque eles produzem alimento com qualidade e preço baixo, é disso que esse país precisa, comida barata na mesa do trabalhador" pontuou Lindbergh.
Além do autor da emenda, estavam presentes nas solenidades de entrega dos tratores autoridades dos respectivos municípios, representantes de entidades rurais e lideranças comunitárias e sociais, incluindo a deputada estadual Marina do MST (PT) e o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro, Vitor Tinoco.
“Atualmente, a maioria das famílias depende de empréstimos do maquinário da prefeitura ou mesmo do exaustivo serviço braçal para arar a terra. Esses equipamentos vão ajudar muito no trabalho e melhorar a qualidade de vida destes produtores e das suas comunidades. Especialmente diante da alta assustadora no preço dos alimentos, precisamos fortalecer a agricultura familiar para que a comida chegue à população com um custo mais acessível”, afirma a deputada Marina do MST, que é também dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e presidente da Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
As duas máquinas que foram entregues são do modelo YTO-EX854, da Comazi Máquinas e Equipamentos, que possui motor de 4 cilindros de 85 cavalos, tração nas 4 rodas e até cabine com ar-condicionado. A primeira entrega foi na sede do assentamento de Itaperuna, a segunda máquina foi entregue em uma cerimônia em Campos, no Galpão da localidade de Campelo.
Com mais de 8 mil hectares, o assentamento de Zumbi dos Palmares, onde vivem 506 famílias, é o mais antigo do estado, com 30 anos de existência, e um dos maiores produtores regionais de aipim e de abacaxi, cuja safra ultrapassa 100 toneladas anuais. Já o assentamento Nova Esperança de Aré conquistou em 2024, através do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), sua imissão de posse da antiga Fazenda São Domingos, uma área com cerca de 1.700 hectares, após 24 anos de embates judiciais.
Comentarios